Precious Data Protocol
A aplicação aqui apresentada é uma Prova de Conceito (POC) de um protocolo de encriptação projetado para ser uma ferramenta que ajude a melhorar a privacidade do usuário. No entanto, como qualquer método de encriptação, diferente de One-Time Pad, não pode ser considerado inquebrável. Portanto, recomendamos que seja adotado apenas como uma camada de encriptação que é útil para melhorar a privacidade do usuário.
Este é um tipo de protocolo de encriptação em blocos experimental, não certificado, que realiza a encriptação com diferentes chaves de Nbits para cada peça de dado a ser encriptado.
No entanto, diferente do modo de encriptação Cipher Block Chaining (CBC), este não propaga os blocos encriptados, em vez disso, gera uma chave de encriptação diferente cada bloco.
O protocolo não solicita número telefônico e nenhum tipo de dado sensível do usuário.
Não existe suporte técnico para uso errado do protocolo, como perda de chaves ou uso errado das chaves.
Rastros de Encriptação
Precious Data Protocol - PDP, é um protocolo experimental utilizado para realizar encriptação, armazenamento, compartilhamento, e decriptação de textos e arquivos diversos:
O protocolo foi primeiramente idealizado para realizar o gerenciamento de credenciais de usuário para: acesso, encriptação, envio, recuperação e decriptação de dados através da rede Bitcoin SV (BSV).
Mas o protocolo também pode ser utilizado para:
1 - Para armazenamento de uso pessoal de forma privada, em disco, memoria, nuvens de internet com Google Drive, DropBox, OneDrive, etc
2 - Para compartilhamento P2P através de meios diversos como: e-mail, whatsapp, telegram, discord, bluetooth, sms (texto), etc.
Atualmente, a equipe de desenvolvimento do PDP, está realizando testes em um Aplicativo para Prova de Conceito Android para aferir a funcionalidade do protocolo.
O armazenamento ou compartilhamento de dados utilizando a rede BSV é feito através da plataforma MoneyButton, mais informações sobre a documentação de desenvolvimento para MoneyButton pode ser encontrada aqui.
Para utilizar o protocolo através a rede BSV, o único custo existente é relativo ao envio de dados, que é definido pelos processadores de transações da rede BSV, atualmente cerca de 0.000000005 BSV/Byte.
O acesso e recuperação de dados é realizado sem custo adicional, requerendo apenas as credenciais de acesso de usuário e acesso a internet.
Se o usuário apenas receber dados da rede BSV, ele pode consulta-los livremente através do PDP sem custo adicional.
CREDENCIAIS DE ACESSO DE USUÁRIO
Todo o gerenciamento de credenciais de acesso é feito localmente pelo usuário. O protocolo supõe o usuário como sendo o único responsável pelo armazenamento seguro das credenciais de acesso a seus dados armazenados na rede:
1 - Nome de Usuário;
2 - Senha;
3 - XPIN de Usuário;
4 - Nomes de Contatos;
5 - XPIN de Contatos.
Estas cinco credenciais dão acesso a todos os dados pessoais enviados e/ou recebidos através do protocolo PDP na rede BSV.
Qualquer combinação de credenciais diferentes daquelas utilizadas no momento do envio de dados inviabiliza a decriptação do conteúdo armazenado. Portanto, o usuário deve ter muito cuidado, pois não existe suporte para tais equívocos.
A recuperação de dados em qualquer aparelho é imediata, mediante a combinação correta das credenciais.
CARACTERISTICAS DO PROTOCOLO
- Encriptação, armazenamento, compartilhamento, e decriptação de textos e arquivos diversos;
- Envio e recuperação de dados (pessoais ou compartilhados P2P) através da Rede BSV;
- Dados armazenados ou compartilhados com Encriptação em NBITS - (Chave de Encriptação do Tamanho em Bytes do Dado);
- Opção de compartilhamento de dados Assinado Digitalmente em ECDSA;
- Backup permanente, com inúmeras redundâncias, nos DBs de processadores de transações da rede BSV;
- Não precisa de cadastro ou número telefônico para usar o App;
- Não é necessário informar nenhum tipo de dado sensível;
- Recuperação imediata dos dados a partir do uso das chaves que somente o usuário deve ter acesso;
Comentários
Postar um comentário